domingo, 26 de abril de 2009

Reflexologia Nos Pés


Dar atenção ao "meu-pé-meu-querido-pé" é mais importante do que imaginamos. Massagear os próprios pés é não só relaxante como uma maneira de prevenir doenças variadas.

Reflexologia é uma arte milenar praticada por chineses e egipcios. Acredita-se que os pés representam um microcósmo do nosso corpo (com todos os orgãos num arranjo similar ao real nos nossos pés) em que cada orgão é representado por um ponto nos pés e que tocando os pontos certos é possível identificar quando algo está errado.

Explicando com base na medicina, nossos pés tem terminações nervosas conectadas ao restante do corpo. Quando os massageamos, as terminações estimulam o cérebro, que ativa o sistema imunológico, beneficiando a saúde ou algum problema específico. Então podem confiar, o "tratamento" é comprovado!

Segundo a medicina chinesa, cada sentimento mexe com um orgão vital, e, dependendo da intensidade e duração pode comprometer a saúde. “A raiva vai direto ao fígado, o medo atinge os rins, a preocupação, a vesícula, a tristeza o pulmão, e a ansiedade o coração”, ensina o especialista Armando Austregésilo. Massageando seus pés nas áreas correspondentes a esses orgãos (veja com detalhes o mapa na imagem acima) você dissolve essas emoções e ganha tranquilidade.

Toques certos para cada emoção:
• Estresse – Já que ele não é uma doença, mas um conjunto de sintomas, o ideal é massagear os pés por inteiro, especialmente na área reflexa da coluna, que costuma doer muito quando estamos estressados.
• Insônia – Massageie a lateral externa dos pés, desde o calcâneo até o quinto dedo. Isso ajuda a desligar o carrossel de pensamentos que não deixa você dormir.
• Cansaço – Região central dos pés, relacionada a estômago, rins e intestino e ao bom fluxo de energia.
• Depressão – Área correspondente aos pulmões e ao intestino grosso.
• Ansiedade – Se a ansiedade for do tipo coronário, que vem acompanhada de uma dificuldade de pensar e agir, massageie a região central dos pés, relacionada ao plexo solar. Se for causada por estados depressivos ou tristeza prolongada, massageie a área dos pulmões e do intestino grosso.
• TPM – Dê atenção especial à região de rins, baço e pâncreas.


Sempre que precisar de tranquilidade (em momentos que possa tirar os sapatos) não hesite em massagear seus pés. Tirar apenas 5 minutos diários para tocá-los (com as mãos, pisando em bolinhas de tênis, massageadores...) é relaxante e evita muita dor de cabeça. Use óleos e cremes hidratantes, e, com os polegares, em movimentos circulares ou apenas pressionando, vá procurando áreas doloridas em ambos os pés, dando uma olhada no mapinha pra ver que orgãos esses pontos refletem. Nas áreas mais sensíveis use a massagem diariamente, sem fazer força. Caso a dor não diminua ao passar dos dias, ou em caso de dor forte em alguma área é melhor procurar um médico ou terapeuta pra investigar a causa dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário