
Hoje me aconteceu um incidente e resolvi dar umas dicas de como tomar cuidado com essas coisas.
Moro na esquina de onde trabalho, a casa é de um lado da esquina e o serviço de outro. Eu estava trabalhando e tinha percebido que tava um cheiro forte de comida queimada, mas pensei que era alguém assando carne, sei lá. O cheiro ficava mais e mais forte e eu nada de me tocar (fiquei cerca de 30 minutos sem perceber). Até que meu patrão falou: "To sentindo um cheiro de queimado, vai lá dar uma olhada pra ver se ta tudo bem na sua casa". Eu jurava que não era em casa, minha vó tava lá, ela perceberia. Cheguei em casa e já do portão vi a fumaceira saindo da porta da frente. Já fui me preparando pra um incêndio, mas graças a Deus era só uma panela queimando (queimando MESMO, a coisa tava feia, mas antes ela do que eu). E eu que antes de chegar imaginava que minha vó estaria desesperada lá me preocupei ainda mais quando vi ela deitada na cama dela, dormindo. A acordei, pedi pra ela por o sapato e pegar um pano pra não inalar a fumaça e a levei pro meu serviço (sim, ta tudo ótimo, ela deve ter inalado fumaça mas por enquanto não vimos necessidade de a levar ao hospital).
Sei que a coisa foi feia: 2 ventiladores, todas as portas e janelas abertas pra arejar e muito bom ar ainda não conseguiram eliminar o cheiro.
So, peguei umas dicas de alguns sites, lembrem-se delas em caso de incêndios e fumaça excessiva:
- Se você puder, compre detectores de fumaça e instale em cada andar de sua casa.
- Se você estiver num aposento da casa ou escritório com a porta fechada e notar o incêndio, cheque primeiramente se há fogo ou fumaça entrando pelas arestas da porta. Se não, sinta se a porta (fechada ainda) está quente, tocando-a. Se não, toque na maçaneta e veja se ela está quente. Se em quaisquer dos casos estiver quente, não abra a porta de jeito nenhum. Se tudo estiver normal e não tiver nenhum indício de fumaça ou fogo, aí pode abrir a porta devagar e cuidadosamente.
- É importante não entrar em pânico. Quando uma pessoa está muito nervosa com algo ela começa a ofegar e isso a faria inalar ainda mais a fumaça caso a saída estivesse bloqueada.
- Se você notar fumaça no recinto onde estiver, fique próximo do chão, agachado e saia engatinhando mesmo, ou de outra maneira bem rente ao chão. Isso porque a fumaça e o ar venenoso que emana em um incêndio são tão ou até mais perigosos pra saúde do que o próprio fogo. E ficando próximo ao chão, você fica mais protegido contra eles, já que eles tendem a subir e por lá se concentrar.
- Se tiver uma janela e não for possível escapar por ela, abra-a bem aberta e fique em frente dela. Se puder, pegue um pedaço de pano, roupa ou toalha e coloque na frente da boca e nariz, cobrindo-os para não inalar fumaça. Funciona melhor ainda se o pano estiver molhado.
- Se a sua roupa pegar fogo, seja num incêndio ou num acidente qualquer, jamais saia correndo pois isso só vai acender mais o fogo. Então pare, deite-se no chão, cubra o rosto com as mãos, e role várias vezes até apagar o fogo.
Edit: É, no fim nós acabamos indo tirar um raio-x e tomar inalação pra evitar problemas na madrugada :P
Nenhum comentário:
Postar um comentário